Saúde Integral

Pact - Prevenção e Reabilitação Integral - Notícia - Saúde Integral

Do momento em que nasce em diante, o ser humano vive de acordo com o modo de se relacionar com o mundo ou com a realidade. Nossa situação existencial depende de como nos relacionamos com o mundo e da qualidade com que nosso ser reage à realidade.

Quem disse que o ser humano pode adoecer em partes? O ser vivo é uma constante interação tanto interna quanto externa. A epigenética cada dia mais prova que temos muito mais alterações em nosso organismo decorrente do ambiente que vivemos do que de aspectos genéticos.

O conceito de Saúde Integral enfatiza que o corpo e a mente são uma unidade indivisível e que, como tal, os fatores emocionais e físicos se correlacionam. A saúde engloba todas as dimensões do ser humano e só é possível se todos os focos estiverem integrados.

Não é difícil entendermos como essa relação é estreita. Um exemplo: quantas vezes nosso corpo já não entrou em estado de ansiedade generalizada – taquicardia, suor, cólicas intestinais, boca seca, etc. – por causa de uma notícia ruim, um evento negativo, um trauma ou um simples pensamento ou lembrança? Isso acontece porque nosso corpo é uma combinação de diversas substâncias que reagem bioquimicamente cada vez que uma mensagem é enviada pelo cérebro, mas que começa em nossa psique. Da mesma forma, de acordo com nosso estado psicológico no dia a dia, nosso corpo reagirá de uma forma ou de outra, respondendo a esses estímulos com diversas sensações ruins ou prazerosas.

Buscar um equilíbrio entre corpo e mente traz inúmeros benefícios para o indivíduo. Restabelece algo que naturalmente se constituiu unido. O mais notável é a menor incidência de doenças psicossomáticas, ou seja, doenças relacionadas a pensamentos, sentimentos e emoções que interferem no corpo físico. Porém, um corpo devidamente cuidado através da alimentação, exercícios e descanso, através da liberação de substâncias como dopamina, serotonina e endorfina, também interfere positivamente no sistema psicológico e emocional do indivíduo.

A saúde integral proporciona uma vida mais plena, mais longeva e um aumento significativo da sua qualidade nos três níveis, o que dá ao indivíduo muito mais ferramentas para lidar com o dia a dia de forma mais positiva.

Para concluir é importante deixar claro que todos nós precisamos de atenção constante com a nossa saúde, seja ela física, psicológica ou social, pois este é um processo que nunca termina e está sempre precisando de ajustes. Somos a resposta a fatores externos e internos e, como não somos uma máquina, mas um organismo que passa por transformações permanentes, devemos estar atentos ao que acontece dentro e fora de nós. A partir de nós.