Você sabe interpretar suas dores?

Pact - Prevenção e Reabilitação Integral - Notícia - Você sabe interpretar suas dores?

É importante ouvir a principal queixa do paciente, porém, mais que isso, é saber interpretar essa queixa.

Durante a avaliação do paciente ouço com frequência pessoas se queixando de dor no ombro, dor nas costas, dor na mão, ai me pergunto, de onde vem essa dor ?

A saúde se tornou muito especialista, não descarto a importância de saber sobre uma área profundamente, mas também é importante entender que o paciente não é somente um ombro, a coluna ou a mão, somos seres complexos, cheios de vasos, artérias, ossos, músculos, redes neurais e vísceras, tudo se comunica e se interliga de alguma maneira.

O grande diferencial do trabalho da Osteopatia é esse, procurar a causa do problema que muitas vezes está à distância do local da queixa, por exemplo:

Uma paciente, que chega com dor no joelho, depois de uma torção de tornozelo, ou, uma queixa de dor lombar, depois de uma gravidez, um sintoma de tendinite de cotovelo depois de uma grande tensão cervical no trabalho.

Hoje temos um poder muito grande de avaliação clinica, testes que nos ajudam a chegar na verdadeira causa da dor, pacientes as vezes ficam muito tempo realizando exames e mais exames, sem relacionar nada com nada, o problema vai ficando crônico e sem resolução, aquela famosa frase “aprendi conviver com esse problema”.

Deixo aqui uma reflexão importante, será que a causa da sua dor está nesse mesmo local ?

Quero ajudar a resolver seu problema!

Fale comigo através do telefone (18) 99747.3395

Diogo Pernas – Fisioterapeuta Osteopata